O propósito deste espaço é meramente educativo, pois visa à inclusão social sobre temas relevantes do direito brasileiro. É importante ressaltar que as informações compartilhadas neste blog não substituem quaisquer serviços jurídicos prestados por advogados, em respeito ao Código de Ética e Disciplina da OAB aprovado pela Resolução nº 02/2015 do Conselho Federal da OAB.

Primeira Seção julgará incidente de uniformização sobre pagamento de insalubridade antes da perícia

 

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes admitiu pedido de uniformização de interpretação de lei relativo à possibilidade de retroação do pagamento de adicional de insalubridade antes da data da formalização do laudo pericial.

O pedido foi apresentado pela Universidade Federal do Pampa, após a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) haver concluído pela possibilidade de pagamento do adicional no período que antecede a perícia e a formalização do laudo comprobatório.

De acordo com a universidade, a decisão é contrária à jurisprudência do STJ de que não cabe o pagamento de adicional de insalubridade retroativo ao período que antecedeu a perícia e a devida formalização do laudo comprobatório das condições de trabalho.

Em análise preliminar, o ministro Og Fernandes reconheceu a existência de divergência jurisprudencial sobre o tema. Antes do julgamento do caso pela Primeira Seção, o magistrado abriu a oportunidade de manifestação dos interessados no prazo de 30 dias e determinou a abertura de vista ao Ministério Público Federal.
 
Esta notícia refere-se ao(s) processo(s):PUIL 434

 

logo albergaria

OAB/MG nº. 2416

Belo Horizonte/MG
Rua dos Timbiras, 1560, sl 1801/1804
Bairro de Lourdes - Tel: (31) 3568-0307
Cep: 30140-061

2020 | Todos os Direitos Reservados © By Advosite

Pesquisar no site

Acesso Restrito